Durante o ano, o calendário nos fornece certos dias para exercitarmos a gratidão. Thanksgiving (Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos) sendo o mais óbvio. Neste dia, muitas pessoas tentam identificar exatamente o que eles são gratos se ficam mais conscientes dos aspectos positivos de suas vidas. Já no Brasil, muitas pessoas utilizam o tempo de Natal para fazê-lo. Algumas famílias ficam ao redor da mesa de jantar e falam sobre o que eles são gratos, mas eu me atreveria a dizer que a maioria das famílias não pedem para cada membro da família para estar consciente de todas as coisas diferentes que eles são gratos  em suas vidas. Então minhas perguntas são: Por que não estamos fazendo isso todos os dias? Por que cada pessoa não faz isso sozinha? Por que nós escolhemos uma vez por ano especificamente para ser grato quando poderíamos ser gratos todos os dias?

A prática da meditação Mindfulness tem se mostrado eficiente na redução do estresse, ansiedade, depressão e dor crônica. Ele enfatiza o “estar presente”, o manter-se alerta, e o não-julgamento. Isso requer uma consciência mais profunda dos pensamentos, sem as reações, tais como emoções ou outros pensamentos. Portanto, a Mindfulness requer que os sentimentos, pensamentos e sensações sejam apenas observados e aceitos. Pode envolver algo tão simples quanto estar consciente da respiração, do ambiente ou mesmo de objetos específicos. Ela pode envolver essencialmente o estar consciente e conduz a aceitar qualquer coisa das nossas vidas sem julgar a outros ou a nós mesmos. A atenção plena Mindfulness  é o que também se trata o Dia de Ação de Graças: estar consciente do bem e até do mal, mas aceitá-lo como parte de nossas vidas e reter o julgamento.

Com as técnicas da medicina comportamental, aprendemos que somos responsáveis ​​por nossas próprias reações, sentimentos e pensamentos e uma vez aceitando isso, temos a capacidade de nos aceitar, não importa a situação. Portanto, Medicina do Comportamento e Mindfulness se sobrepõem muito bem. Utilizar as Técnicas comportamentais juntamente com a prática do Mindfulness podem nos ajudar a estar mais conscientes destas respostas e pode ajudar-nos também a ver o que é útil e o que é inútil para alcançar os nossos objetivos. Então o  Dia de Ação de Graças  se torna um lembrete para não só estar consciente do que estamos gratos por este dia, mas também todos os dias.

grato-540x360