A prática

Diferentes estilos de acupuntura? A acupuntura é um dos pilares da medicina tradicional chinesa. Técnicas de acupuntura têm sido usados ​​por mais de 5000 anos, e continua viva e em ascensão. Um sistema que é utilizado para tratamento preventivo,  para manutenção da saúde e para o tratamento de doenças. Existem vários estilos de acupuntura, e isso depende da formação profissional do praticante  e seu estilo próprio desenvolvido. É por  isso que você pode achar que cada acupunturista trabalha de diferentes maneiras, ou seja, mesmo que você já tenha recebido acupuntura antes, pode ser uma experiência completamente nova!


12

A acupuntura teve origem na China, e através dos tempos têm se expandido em todos os países do leste da Ásia. A riqueza de conhecimento que é preservado em um  estilo ou técnica está profundamente enraizado na cultura asiática. Todos os estilos podem fornecer resultados surpreendentes e é comum  vermos em nosso país  muitos acupunturistas que utilizam a Medicina Tradicional Chinesa e acupunturistas de escolas japonesas. Existem algumas diferenças entre os dois como são praticados. Por exemplo, agulhas japonesas tendem a ser muito mais finas do que as agulhas chinesas que resulta numa estimulação mais suave. Inicialmente, quando a acupuntura foi introduzida pela primeira vez no Japão, foi uma profissão  reservada para as pessoas cegas. Assim, os estilos japoneses tendem a se concentrar muito em habilidades palpatórias, toque mais sensível  e técnica agulhamento suave. O corpo inteiro é considerado um microcosmo do mundo externo. Na medicina tradicional asiática, é de grande importância a relação do corpo  com o meio ambiente. Os nossos corpos podem ser subdivididas em microcosmos menores; você deve ter visto que podemos trabalhar o corpo todo  pela orelha, ou pelo abdômen, pelos pés, etc. Não há uma parte mais importante  ou outra menos importante – cada parte de nós conta! É por isso que os pontos de acupuntura são encontrados em todo o corpo. Cada ponto tem um efeito local e sistêmico.ACUPUNTURA 5

branco 4

O ministério da saúde do Japão define-o como:

Shiatsu significa pressão (atsu) com o dedo (shi) e constitui-se como uma terapia de reequilíbrio físico e energético. O Ministério da Saúde japonês dá-nos a seguinte definição:

A terapia conhecida por Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde, e tratar doenças específicas.

A terapia Shiatsu pode ir além do tradicional, utilizando antebraços e cotovelos, dependendo do caso.

Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada ajudamos o bloqueio a dissolver-se. Este trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com massoterapeuta.

O melhor Shiatsu é simples e, nessa simplicidade ele é maravilhoso. A questão no Shiatsu não é acreditar, mas experimentar. O Shiatsu só é mistificado por aqueles que não o conhecem. Quem experimenta e sente, compreende. É importante desenvolver o seu conhecimento através da vivência, é sentindo o fluxo de energia no nosso corpo e no de outras pessoas que passamos a compreendê-lo.

moxabustao

O que é Moxabustão ? Moxabustão é outra técnica eficaz que visa melhorar a resposta do corpo ao tratamento. Moxa é uma planta herbácea natural conhecido como Artemesia vulgaris ou  somente artemísia , que ao ser acendida pode ser usada sobre o corpo, direta ou indiretamente . É capaz de  aquecer o corpo , estimular a circulação , e aumentar a imunidade por meio da produção de células sanguíneas . A moxabustão pode ser uma terapia muito revigorante e a maioria das pessoas a consideram muito relaxante.

A Magnetoterapia tem a capacidade de influenciar diretamente a circulação do corpo humano. Isso se deve ao fato de nosso sangue possuir ferro. Como todos sabemos, os magnetos tem a capacidade de atrair o ferro.  Por isso ao aplica-lo sobre a pele, podemos obter ótimos resultados terapêuticos, associando os magnetos aos pontos de acupuntura.

branco 13Sotai – Reeducação Postural Integral – é um tratamento natural de origem japonesa baseada  no conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa e Japonesa, combinada com estudos e experiências da Medicina Ocidental para o músculo e sincronização conjunta . Tem como objetivo  promover a restauração do  equilíbrio estrutural  do corpo de forma  suave. É uma técnica Indolor onde o paciente pode fazer os exercícios sozinho, para melhor evolução .Muitos a chamam de RPG  japonês. É geralmente aplicado juntamente com a Sessão de Shiatsu. Não tem efeitos colaterais.

03

Constitui uma abordagem que, propondo o uso de métodos comportamentais  fundamentados em processos de aprendizagem, contribui para o alívio do sofrimento emocional e a melhora de qualidade de vida. Hoje, cada vez mais a medicina comportamental vem se aliando às técnicas da medicina convencional, ganhando contornos de uma abordagem de suma importância, principalmente considerando-se a relação custo-benefício, com recursos terapêuticos poderosos, fundamentados na relação mente-corpo.Destacam-se como técnicas relevantes desse campo as técnicas de relaxamento e o biofeedback, as terapias cognitivo-comportamentais a hipnose , práticas meditativas e as estratégias de ”life management coaching”.