A Arte

A Beleza da Medicina Oriental

Em sua essência, a medicina do oriente mantém a sabedoria que o corpo-mente e espírito devem estar em harmonia para a boa saúde e o bem-estar. Quando há um desequilíbrio que afeta a mente, corpo ou espírito de um indivíduo que pode criar um desequilíbrio e dificultar a vida ideal. Todas as pessoas são diferente e a desarmonia pode manifestar um desconforto em diferentes formas e graus. Da mesma forma, duas pessoas podem apresentar uma doença ou enfermidade “aparentemente” semelhante, mas o padrão específico e a desarmonia apresentada podem ser muito diferentes.

Essa Medicina procura entender o padrão específico de desarmonia através do exame de aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais, individualmente. Medicina Tradicional Oriental é uma medicina muito ampla, com diferentes abordagens e técnicas de tratamento para condições adequadas que podem ser usados com grande eficácia. Todas as terapias a seguir pertencem ao vasto campo da Medicina Tradicional Oriental: Acupuntura, Massagem Terapêutica Shiatsu , Fitoterapia, Moxabustão, Dietoterapia e outras terapias complementares, como as Ventosas, Eletroterapia, Guasha, etc., – algo para todos e para tudo! Por isso, os tratamentos serão muito diferentes para cada pessoa. Essa é a beleza da nossa singularidade!

Nossos corpos são muito eficientes para promover a sua própria cura, mas às vezes o estresse (físico, mental, nutricional, ambiental, envelhecimento, etc.) pode prejudicar essa recuperação imediata. As terapias que são utilizadas estimulam a recuperação do seu próprio corpo; elas são personalizadas e dependerá do seu nível de conforto, e qual é o mais adequado para sua condição.

O seu corpo responde ao estímulo que esta sendo apresentado e tem uma resposta correspondente. Como seu corpo responde é crucial para o sucesso e rapidez de sua recuperação. É como mudar um hábito, inicialmente você encontrará resistência antes de seu corpo aceitar a mudança e, em seguida, seu corpo vai começar a estabelecer um novo caminho. Estas terapias são semelhantes a esta explicação; nossos corpos, muitas vezes, fazem um mudança mais duradoura se houver uma influência consistente, especialmente quando há grandes mudanças para incentivar no corpo,assim integrando e definindo o novo padrão. Consistência é a chave; daí, os tratamentos são cumulativos. Mais tarde, tratamentos de manutenção são feitos para lembrar ao corpo que está no caminho certo. E, claro, o estilo de vida que levamos, serão de grande importância e serão acompanhados nos tratamentos.

A acupuntura, massagem, moxabustão destinam-se a aumentar o fluxo, o fluxo de controle, bloqueios livres para restaurar a circulação no corpo e restaurando assim a saúde e bem estar. Isso é o que se baseia o “Qi” ou “Ki” .

13
03